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Sumário: o que é e como desenvolvê-lo em trabalhos acadêmicos?

Conteúdo do Artigo

Já pensaram em como a escrita, de forma geral, está presente no nosso dia a dia? Nosso cotidiano é formado (e narrado) em textos, notícias, mensagens, e-mails etc.

Agora, parem para pensar em como escolhemos o que vamos ler. Para ilustrar essa questão, vamos pensar em um livro: como decidimos se iremos ou não o ler? A princípio, eu diria que o primeiro passo seria o título, já que alguns nos chamam mais atenção que outros.

Ok, e então fazemos o que? Lemos a sinopse do livro, um resumo do que nos aguarda, do enredo, dos personagens, e aí fazemos mais uma escolha: a sinopse nos agradou? Se sim, eu diria que muitos leitores olham, em seguida, o sumário dos livros, o qual tem uma infinidade de modelos, como sumários com o nome dos capítulos, ou nome do personagem, inclusive, já vi até capítulos que são datas e/ou horários importantes do contexto da história. Enfim, inúmeras possibilidades.

Vocês devem estar se perguntando por que eu falei tudo isso. Se pensarmos pela lógica do parágrafo anterior, os leitores também “têm critérios” para escolher quais trabalhos de conclusão de curso, monografias, teses ou artigos científicos eles irão ler. Assim, os dois principais tópicos que os leitores se baseiam são os mesmos dos livros: o título e o resumo do trabalho acadêmico — por isso a importância desses tópicos em seu trabalho!

Importância do sumário

Diferente dos livros, os trabalhos acadêmicos podem ser lidos e compreendidos pelas suas partes, mesmo sem ler o todo. Nesse sentido, o sumário do seu trabalho acadêmico tem uma importância enorme para a divulgação da sua escrita. É muito comum no meio acadêmico e científico os leitores lerem primeiro algumas partes para depois lerem outras, ou até mesmo lerem apenas um tópico de seu trabalho. Para facilitar esse processo, eles utilizam o seu sumário!

Assim, o sumário ajuda a compreender a sua pesquisa de uma forma esquemática, em que o leitor pode ter um conhecimento geral do que será tratado em cada capítulo e, se assim desejar, começar sua leitura a partir do tópico que achar necessário.

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o sumário é “a enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede”. Em outras palavras, o sumário deve orientar o leitor na localização das seções e das outras partes do seu trabalho.

Sumário segundo as normas da ABNT

E por falar em ABNT, é claro que as regras para a formatação de um sumário seguem suas normas (salvo algumas mudanças que cada instituição pode fazer, então fique sempre atento às normas específicas).

Antes de entrarmos nessa questão, é preciso saber que dentro de um texto temos três tipos de elementos: os pré-textuais (contracapa, folha de aprovação, resumo, abstract e o próprio sumário, além de outros elementos não obrigatórios); os elementos textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão); e os pós-textuais (referências, glossário, apêndice, anexos e índice).

Segundo as normas da ABNT, o sumário é o último elemento pré-textual, sendo assim, os outros elementos pré-textuais não devem ser citados. Além disso, o sumário também deve seguir as seguintes normas:

  • a palavra “sumário” deve ser centralizada e ter a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias;
  • a subordinação dos itens do sumário deve ser destacada com a mesma apresentação tipográfica utilizada no texto;
  • todos os elementos do sumário devem estar alinhados à esquerda.

Claro que essas são dicas gerais para você produzir seu sumário, mas para conferir todas as informações é só acessar o site da própria ABNT.

Como formatar seu sumário?

A maioria (se não todos) dos trabalhos acadêmicos são feitos digitalmente em programas como o Word da Microsoft. Durante muito tempo, acreditem, o sumário de um trabalho acadêmico era feito de forma manual. Como assim? Com todo o texto pronto e revisado, o sumário era construído manualmente, digitando tópico por tópico do trabalho e colocando as páginas. Sei que para alguns essa era a única alternativa para fazer o sumário, e quem já tentou ou fez dessa forma seguindo as normas da ABNT, sabe a dor de cabeça que é.

Contudo, hoje em dia, os programas de edição de texto permitem fazer sumários automáticos em documentos. Com a ajuda desse recurso, o número da página e o título que foi dado por você para cada capítulo são inseridos e atualizados automaticamente após qualquer alteração no corpo do texto.

Outra facilidade desse recurso no Word é a possibilidade de já gerar um sumário segundo as normas da ABNT! Para maiores informações, acesse o próprio suporte da Microsoft, por onde é possível ver o passo a passo de como criar seu sumário automático pelo Microsoft Word — lembrando que outros aplicativos de edição também tem seu próprio suporte.

Agora que já viram a importância que um sumário tem para seu trabalho acadêmico — e que não é nenhum bicho de sete cabeças fazê-lo —, vamos caprichar na sua elaboração! Precisamos ter em vista que todo trabalho acadêmico e científico ajudará outras pessoas a elaborarem seu próprio trabalho. É preciso deixar o seu trabalho de forma convidativa e prática, dando um passo a mais na divulgação do conhecimento!

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#conteúdovirtualNormas ABNT

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