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Assessoria Acadêmica, o que é e como funciona?

assessoria acadêmica
Conteúdo do Artigo

Como funciona Assessoria Acadêmica?

A Assessoria Acadêmica trabalha para quem deseja e precisa de um trabalho acadêmico de qualidade que esteja de acordo com as exigências da sua instituição. Por isso os processos que envolvem a Assessoria foram pensados para ajudar o aluno-pesquisador. Esses processos ajudam o pesquisador a cumprir as entregas da sua pesquisa no prazo estipulado com todas as condições metodológicas exigidas. Para isso, e antes de tudo, é preciso identificar e entender as dificuldades de cada um dos pesquisadores. Portanto, iniciamos sempre com uma reunião individual, momento oportuno para entender as demandas e planejar as ações personalizadas para a assessoria.  Muitas vezes, durante esse primeiro contato (e também nos que se sucedem), percebemos que, o ato de “travar na escrita”. Esse travamento pode estar vinculado a conflitos pessoais, ou emocionais ou até mesmo questões de âmbitos sociais.  Sabemos também que, há um aumento da demanda da produção científica e uma elevação da cobrança dos docentes de ensino superior. Devido a esse aumento, nem sempre o diálogo com o orientador acontece de forma eficiente, clara e imediata. Inúmeros encontros, e-mails, e complexidades (de diferentes esferas) estão presentes durante a rotina de produção do seu texto. Esse processo complexifica a escrita e o avanço da pesquisa, travando o processo de forma geral.

Realidade da vida do aluno-pesquisador

Sabemos na verdade que as questões na hora da escrita vão ainda mais além. Durante a elaboração de textos e a realização de pesquisas, é comum que surjam muitas ideias e uma abundância de informações. Essas ideias e informações, se não organizadas, acabam nos atropelando e acabamos deixando de fora materiais valiosos do nosso trabalho. Muitas vezes não sabemos, inclusive, quais caminhos metodológicos seguir para, de fato, apresentar uma pesquisa científica de qualidade e que faça sentido para nós.

Dificuldade de colocar o texto no papel

As dificuldades para colocar o texto no papel são inúmeras. Desde o desenvolvimento adequado das ideias conectado às teorias, até a formatação do texto segundo as normas requeridas. Tudo isso, acrescido da falta de tempo e da pressão psicológica. Esses são alguns dos motivos pelos quais os alunos-pesquisadores precisam de apoio e ajuda. Esse apoio, que deveriam ter dentro da própria instituição, sabemos que muitas vezes não acontecem. Por isso a importância de existirem apoios de Assessoria Acadêmica. Normalmente os pesquisadores buscam a Assessoria no início do trabalho que é o período da delimitação do tema a ser estudado. Já outros, nos procuram com a pesquisa já encaminhada, com dúvidas sobre a escrita em si ou sobre a metodologia. E ainda há aqueles que nos acionam quando o trabalho está quase pronto, porque estão com dificuldades para realizar a análise dos dados – ponto que sabemos ser fundamental para a pesquisa científica, mas que muitas vezes os alunos já não conseguem mais executar porque estão no final de seus processos e não contam com o apoio necessário (!) do sistema e/ou de seus orientadores.  Em qualquer uma das situações, nossa ação é sempre entender o caso para então analisar as melhores soluções, pensando em um cronograma personalizado, com assessores especialistas no gênero da pesquisa e da escrita coerente com a área da necessidade do aluno para entregar um trabalho de qualidade.

O que é Assessoria Acadêmica?

A Assessoria Acadêmica existe porque entende que o aluno-pesquisador vive um momento de vida e de escrita complexo e muitas vezes sem o apoio docente e institucional do que era necessário. Por isso trabalhamos para apoiar e facilitar os processos de aprendizagens e escrita da pesquisa, visando orientar e auxiliar o autor,  acompanhando de perto cada etapa do trabalho desenvolvido por ele, guiando sua escrita, estruturando seu trabalho, respondendo a possíveis dúvidas, e lógico, comemorando a cada vitória. 

Manutenção da Autoria

Importante ressaltar que, os assessores não escrevem o trabalho para ninguém! Além de ser um crime (de plágio), não faz parte dos valores que acreditamos. A Assessoria Acadêmica parte do princípio do trabalho de ensino/aprendizagem em rede, focando na escrita colaborativa, na qual o pesquisador é o autor do seu processo. Com a assessoria o aluno-pesquisador consegue focar apenas no necessário para aprofundar sua pesquisa, sem mais preocupações. Afinal, entendemos que você não precisa passar por tudo isso sozinho! Acreditamos, de verdade, que encontrar sentido e apoio efetivo, para concluir etapas da sua pesquisa, produzindo um material acadêmico de qualidade tenha muito mais significado e gere mais enriquecimento de aprendizagem geral. 
  • Acompanhamento Online

A Assessoria Acadêmica acontece de forma virtual, com atendimento online. Mas para que os resultados sejam acima do esperado, é importante compreender a densidade do trabalho, acolher as angústias, medos e dificuldades do pesquisador. Após a realização da reunião inicial de alinhamento, é desenvolvida uma proposta de trabalho personalizada para o pesquisador, pensando nas suas demandas e nos seus prazos.  Depois de tudo acertado, os pesquisadores iniciam a Assessoria Acadêmica, através de reuniões virtuais, com um de nossos professores. Inicialmente, para conhecer e se aprofundar nas necessidades da pesquisa, com um olhar individualizado. As trocas textuais – preferencialmente em via Word com todas marcações e cuidados de indicações devidas e sinalizadas com os cuidados e gentilezas cabíveis – também são feitas de forma online, sempre intercaladas: uma versão do aluno seguida de uma versão do professor, com apontamentos e sugestões textuais e metodológicas, partindo do princípio do ensino/aprendizagem em rede e da escrita colaborativa.
  • Exemplos de critérios de avaliação textual de trabalho acadêmico

Revisão de conteúdo e de estrutura: Argumentação apropriada; Conexões lógicas; Títulos claros e relacionados à temática do trabalho; Precisão, coerência e inteligibilidade; Domínio e uso da linguagem técnica; Passagens repetitivas e irrelevantes; Adequação das normas ABNT; Cuidado com o conteúdo e linguagem, verificação e garantia de não propagação de preconceitos de diferentes naturezas (racistas, sexistas, étnicos), difamação e calúnia que possam violar a integridade de leitores e/ou indivíduos citados no texto; Estruturação, organização e definição de escolhas metodológicas: tipo de pesquisa, instrumentos, forma de análise de dados; Escrita colaborativa; Análise de Dados; Criação e/ou organização dos dados em tabelas e gráficos; Resumo em língua portuguesa e estrangeira; Fechamento do texto de forma coerente com o que foi identificado/estudado na pesquisa.  
 
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