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Hub de Conteúdo – 5 motivos para sua empresa ter seu próprio Hub

hub de conteúdo - Vamos Escrever - tamiris Gomes

Hub de Conteúdo – Tudo o que você precisa saber para criar o seu próprio

Este artigo que você está começando a ler faz parte de um Hub de Conteúdo, ou Content Hub, em inglês. Aqui, no Vamos Escrever, estamos iniciando o projeto de um Hub de Conteúdo e, para isso, temos estudado intensamente sobre o tema. 

Se você chegou até aqui, também deve estar iniciando um Hub de Conteúdo ou pensando em começar um para o seu negócio. Você está no lugar certo! 

 Neste artigo vamos te explicar tudo sobre essa estratégia de Marketing de Conteúdo

Continue a leitura para saber mais sobre o que é um Hub de Conteúdo e a importância de ter um Content Hub para incrementar a sua estratégia de SEO, atrair Leads qualificados, melhorar a autoridade da sua marca e a experiência dos seus clientes, e ainda criar uma excelente gestão de dados que vai facilitar a sua vida. 

 

O que é Hub de Conteúdo?

Fica mais fácil explicar o que é um Hub de Conteúdo começando pelo que não é um Hub de Conteúdo. 

Um blog corporativo não é um Hub de Conteúdo, apesar de terem algumas características semelhantes. Muitas pessoas confundem os dois, porque ambos têm sua construção com base em páginas online de conteúdos diversos, como textos, vídeos e infográficos. 

Um site institucional também não é um Hub de Conteúdo. Um Hub pode e deve ter páginas explicativas de produtos e serviços, assim como informações confiáveis sobre a empresa, mas esse não é seu objetivo principal. 

Agora que tiramos as confusões da frente, podemos começar a falar o que é um Hub. Segundo o Google Translate, o termo inglês “Hub” pode ser traduzido para o português como “cubo”, “eixo” ou “ponto central”. Um Hub de Conteúdo é, portanto, um ambiente digital (cubo) formado por vários tipos de conteúdo (eixos) – como blog posts, conteúdo interativo, conteúdo visual, vídeos, informações institucionais e páginas de produtos ou serviços – criados a partir de um assunto principal (ponto central). 

Uma estratégia de Marketing

Os Hubs de Conteúdo ganham muita importância nas estratégias de marketing digital, especialmente as de Inbound Marketing, por serem o meio do caminho perfeito entre um blog e um site. Eles têm a arquitetura de conteúdo e a curadoria de tópicos com muito mais especialização que os de um blog, e o design da experiência de navegação do cliente muito mais qualificado e aprofundado que a de um site.

Para ser eficiente, um Hub de Conteúdo deve fazer parte de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Nela, devem contemplar-se conteúdos que podem estar também fora do Hub, como Landing Pages, conteúdos ricos – e-books, planilhas, calculadoras, tutoriais –, e presença ativa em redes sociais. 

Isso porque os clientes em potencial leem, em média, de três a cinco conteúdos da marca antes de tomarem a decisão de compra, segundo pesquisa do Demand Gen Report com compradores B2B. 81% deles também afirmam que o conteúdo divulgador por uma empresa tem impacto significativo nas suas decisões de compra. 

Portanto, o Hub de Conteúdo é essencial para qualquer empresa que queira construir uma base de conteúdo sólida, com design criativo, que chame a atenção do consumidor desde o início da sua jornada e possa direcioná-lo de forma fluída e eficiente para saber mais sobre o assunto e, assim, criar confiança para consumir os produtos e serviços da marca. 

 

Estrutura do Hub de Conteúdo

Os Hubs de Conteúdo são estruturados com base em uma estratégia de SEO chamada originalmente de Topic Cluster, em inglês, ou “agrupamentos de tópicos”, em uma tradução livre para o português.

Quem criou essa estratégia foi a Hubspot, uma das maiores empresas de Marketing de Conteúdo do mundo. Ela é dividida em 3 itens:

  • Pillar Content (“conteúdo principal”, em tradução literal)
  • Cluster Content (“grupos de conteúdo”, em tradução literal)
  • Hyperlinks (“links de atalho”, em tradução literal)
Topic Clusters

Topic Clusters – Fonte: HubSpot

A página principal de um Hub de Conteúdo, também chamada de Pillar Page, é onde se concentra o conteúdo principal de um assunto. Nela abordam-se os principais tópicos deste tema.

O Pillar Content contém vários hyperlinks que conectam o conteúdo central aos conteúdos-satélites.

Estes, por sua vez, são subtemas que se relacionam ao tema principal, ou Cluster Content. Os grupos de conteúdo podem ou não terem relação uns aos outros, mas todos devem ter conexão com o conteúdo principal. 

Esta ligação entre conteúdos é feita por meio dos Hyperlinks, que funcionam como verdadeiros atalhos, vinculando páginas e sub-páginas de interesse do leitor. Isso favorece muito a boa navegação do usuário, além de otimizar a organização dos conteúdos, facilitando a vida de quem cuida das estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo da empresa.

Fazendo uma analogia familiar: o Pillar Content é a mãe atravessando a rua, Cluster Content são os filhos e Hyperlinks são as mãos deles segurando uns aos outros e, por fim, conectando-se à mãe para atravessarem a rua em segurança.


Tipos de Hub de Conteúdo 

Você deve imaginar que existem diferentes formas de conectar todos esses diferentes tipos de informação em um Hub de Conteúdo e essa é, na verdade, a parte mais desafiadora na criação do projeto. Isso porque a arquitetura do Hub lida com a organização de dezenas, centenas e até milhões de páginas. 

A arquitetura do conteúdo também vai influenciar – e muito – na navegação e, consequentemente, na experiência do usuário (também chamada de UX ou User Experience).

Nosso objetivo aqui não é entrar no detalhe de cada tipo de Hub de Conteúdo, já que esse é um assunto extenso que merece um artigo dedicado. Vale a pena, no entanto, listar os principais tipos e suas características, porque você vai precisar desse conhecimento ali na frente, quando falarmos sobre como criar o seu próprio Hub de Conteúdo. 

Existem 3 principais tipos de Hub de Conteúdo:

  1.  Descriptive Navigation Hubs (hubs de navegação descritiva)
  2. Small Hubs (pequenos hubs, em tradução livre)
  3. In-Context Hubs (hubs de contexto, em tradução livre)


Descriptive Navigation Hubs

O tipo de Hub mais fácil de criar, e também o mais poderoso, é o Descriptive Navigation Hub. O pulo do gato está em trocar os nomes dos links principais de navegação do seu site – geralmente aqueles que ficam no menu superior – por termos mais descritivos, que tenham relação com as palavras-chave mais procuradas pelo seu público. 

Veja o nosso exemplo:

Descriptive Navigation Hubs

Descriptive Navigation Hubs

Aqui no Vamos Escrever organizamos os conteúdos em 5 temas centrais no menu: Educação, Especialização Curricular, Desenvolvimento Profissional, Comunicação e Inovação e Mercado.  Poderíamos ter usado apenas os termos “produtos” ou “serviços”, mas isso não seria tão interessante em termos de SEO, já que estes são termos genéricos, que não explicam nada do nosso negócio. Afinal, toda empresa oferece um produto ou serviço, não é mesmo? 

Além disso, a experiência de navegação é bem agradável, já que os principais temas do site ficam visíveis em praticamente todas as páginas.

Também conhecidos como Classic Hub and Spoke, os hubs de navegação descritiva funcionam melhor quando o seu conteúdo não muda muito, já que é uma estrutura em que o conteúdo costuma ser perene e os menus estáticos. 

Classic Hub and Spoke

Exemplo do desenho de páginas do tipo Descriptive Navigation Hub


Small Hubs

Evolução dos hubs de navegação descritiva. Utiliza-se muito quando a marca oferece uma quantidade grande de produtos e serviços ou tem um número expressivo de assuntos para inserir no Hub de Conteúdo. 

Por serem muitos, estes serviços não podem aparecer diretamente na navegação principal do site. Logo, abaixo de cada item do menu cria-se um pequeno Hub de Conteúdo com ligação ao tópico central, daí o nome Small Hub.

Small Hub

Small Hub – Veja o exemplo da seguradora Youse

Vários tópicos aparecem abaixo do menu principal, para dar conta de todas as opções de seguros e outros serviços oferecidos.

Também conhecidos como Content Library, Small Hubs podem ter conteúdos perenes e conteúdos novos convivendo em harmonia no mesmo ambiente.

desenho de páginas do tipo Small Hub

Exemplo de desenho de páginas do tipo Small Hub

 

In-Context Hubs

No caso dos In-Context Hubs o segredo está nos links internos que são inseridos linkando as páginas umas às outras. Aqui, as palavras-chave exercem um papel essencial, são elas que guiam a linkagem de conteúdo. 

Por esse motivo, In-Context Hubs são mais comuns em blogs, mas também podem ser usados em sites. A maior referência deste tipo de Hub é a Wikipedia.

 In-Context Hubs

Exemplo In-Context Hubs

Observe como esta página, cujo conteúdo central é “Brasil”, tem dezenas de links internos que levam para outras páginas. Cada link é criado a partir de uma palavra-chave que pode ser do interesse de quem está pesquisando por este tema, como “América do Sul”, “América Latina” e “Distrito Federal”. 

Este tipo de estrutura também chama-se Topic Gateway e, apesar de excelente, exige muito cuidado, já que é muito fácil se perder no emaranhado de conexões, que mais parecem uma teia.

Uma dica é fazer o desenho de cada página central no papel ou em uma ferramenta de mapa mental, para entender quais são todos os subtópicos, as palavras-chave comuns a eles, e o melhor agrupamento de páginas. Veja o exemplo abaixo:

Desenho de página In-Context Hubs

Desenho de página In-Context Hubs

Como criar seu próprio Hub de Conteúdo?

Para criar um Hub de Conteúdo eficiente, que responda aos objetivos da sua estratégia de marketing, comece fazendo essas 3 perguntas:

1. Quantos sub-tópicos posso colocar abaixo de cada pillar page?

Faça um brainstorm de ideias para o seu Hub, tenha em mente quais personas quer atender, ou seja, qual o seu público-alvo. O conteúdo do hub também deve levar em consideração a personalidade da marca e os objetivos gerais do negócio, garantindo, assim, um resultado final mais assertivo.

A página central não pode ser muito completa, porque vai ter poucos sub-tópicos; nem muito genérica, a ponto de precisar de tópicos em excesso pra entender o conteúdo. Uma média boa é de 5 a 7 páginas “filhas” para cada página “mãe”. 

2. O tópico tem volume suficiente de busca?

Isso significa saber se o assunto que você quer tratar é relevante o suficiente para as ferramentas de busca. Sei que essa é uma pergunta difícil, mas precisa ser feita para que você não desperdice tempo criando conteúdo sobre tópicos com pouca procura. 

Como a relevância do tópico depende muito do assunto, o que ajuda é uma boa pesquisa de palavras-chave. Para isso, você pode usar ferramentas como o Semrush e o Google Trends

3. Vou acertar a intenção de busca com essa escolha de tópicos?

A intenção de busca é a razão por trás de uma pesquisa. Por exemplo, o que as pessoas estão procurando exatamente quando pesquisam por “hub de conteúdo”? Querem saber que é? Como funciona? Quais as principais técnicas? Você pode encontrar essas respostas olhando os top 10 resultados para a sua palavra-chave.

 

Quanto ao design do seu Hub, usabilidade é a palavra-chave mais importante!  Já vimos ali em cima, nos tipos de Hub de Conteúdo, que a experiência de navegação deve ter foco no usuário. Isso é o que facilita o rankeamento nas páginas de pesquisa.

Dito isso, você pode mesclar os tipos de Hub, se entender que isso atende melhor à necessidade do seu conteúdo e do público. Small Hubs e In-Context Hubs funcionam muito bem juntos, por exemplo. 

Por fim, busque ser o mais específico e confiável possível na produção de conteúdo, para maximizar os resultados. O volume de conteúdo disponível na internet hoje é enorme, mas a maioria é superficial e muito semelhantes entre si. Para aumentar a relevância do seu Hub de Conteúdo invista personalização, deixando o design, o conteúdo e a navegação únicos e atuais.

Para isso, siga essas dicas

•  Mescle diferentes tipos de material e profundidade, na produção de conteúdo: reportagens, notícias, conteúdos visuais, entrevistas, branded content, artigos, user generated content (UGC), entre outros.

• Busque uma abordagem inovadora para um tópico comum. É o que estamos fazendo aqui neste artigo. Enquanto outros blog posts sobre o tema Hub de Conteúdo focam em uma explicação mais rasa e concisa sobre o que é um Hub, nossa estratégia foi abordar o tópico de um novo ponto de vista dos motivos para ter um Hub, criando um conteúdo mais extenso e detalhado.

• Lembre-se que o sucesso de um Hub de Conteúdo não depende só do conteúdo. É preciso investir também em confiança e segurança. Para isso, tenha certificados de segurança, como o TSL e o SSL; e contrate uma ferramenta de hospedagem profissional, Wix.com, HostGator, GoDaddy, Hostinger e Locaweb.

• Tenha um planejamento de conteúdo sólido, crie um calendário editorial levando em consideração conteúdos perenes, datas sazonais e oportunidades que podem surgir. Pode ser útil contar com ajuda profissional aqui para planejar e criar todo esse conteúdo.

• Não esqueça do mobile! Isso mesmo, hoje mais de 90% dos acessos à internet acontecem por meio do celular. Então, não adianta nada fazer um site que funciona lindamente no computador, mas fica todo desconfigurado na telinha. Se quiser saber mais como otimizar seu Hub para diferentes tamanhos de tela, pesquise por “mobile first“.

Reflexões finais 

Neste artigo vimos que um Hub de Conteúdo é o local ideal para publicar seus conteúdos direcionados a resolver dúvidas do público-alvo, educar a base, prestar um serviço de qualidade ao cliente e prepará-lo para uma compra segura e confiável.

Conhecemos os tipos de Hub de Conteúdo e qual a melhor forma de organizá-lo para que seja eficiente, tenha uma ótima experiência de navegação e realmente faça a diferença na sua estratégia de marketing.

Compreendemos também que uma curadoria eficiente entrega conteúdo de alto valor para a audiência e mostra a ela que a marca entende suas necessidades.

Logo, a junção da estratégia correta com o melhor conteúdo e design pode gerar resultados incríveis em SEO, experiência do cliente, gestão de dados, autoridade de marca e geração de leads. 

Porém, um Content Hub não é feito para ser criado uma vez e abandonado. 

A criação de conteúdo constante é um dos ingredientes do sucesso. Lembre-se que o Hub é uma estratégia, por isso precisa de investimento contínuo. Chegou a hora de avaliar se esta estratégia faz sentido para o seu negócio. 

Caso a resposta seja positiva, o planejamento, criação e gerenciamento do Hub de Conteúdo devem estar em sua rotina. 

Nós podemos te ajudar com isso. Aqui no Vamos Escrever temos uma série de serviços de conteúdo que vão ajudar a sua marca a se tornar referência. 

Se quiser marcar um café com a gente, entre em contato. 

 

 

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