Atualmente, para pensar em escrita acadêmica, precisamos refletir sobre o contexto em que o conteúdo passará a circular depois de produzido. Assim, sabendo que o ambiente acadêmico exige um rigor científico de alta qualidade para fundamentar suas obras, todo escritor que se interesse por essa jornada precisa se ater a três princípios básicos e fundamentais para atingir resultados de sucesso: planejamento, pesquisa e cuidado.
Primeiramente, é necessário avaliar que o profissional especializado deve buscar, na essência de seu trabalho, pelo desenvolvimento de uma análise crítica atrelada ao conhecimento científico produzido em suas investigações, a fim transmitir seu conhecimento através da autoridade de fala, que o diferenciará entre as inúmeras publicações de sua área.
Dessa forma, ele será capaz de delimitar os mecanismos e instrumentos adequados para comunicar seus achados de pesquisa à comunidade científica, que se interessará pelo tema, seja por meio de apresentações, demonstrações, divulgações em congressos ou mesmo em eventos disponíveis para leitura de teses e dissertações.
Além disso, o escritor acadêmico também precisa traçar seu público-alvo, tentando prever o feedback de seus leitores para construir sua linha de escrita, a qual é necessária em trabalhos futuros. Assim, ele conseguirá direcionar seu texto para a persona a quem se destina a especialização e o aperfeiçoamento de uma defesa por determinada teoria, concepção ou referencial teórico.
Essas condições são pontos principais para uma argumentação cuidadosa que trabalha pela originalidade, inovação do material e, consequentemente, pela aprendizagem sobre a escrita.
É preciso pontuar que são muitas as finalidades de produção para a escrita acadêmica. Suas definições são fundamentais para delimitar os nossos objetivos de comunicação, seja como método avaliativo de uma disciplina específica ou condição para conclusão de um curso superior ou de uma pós-graduação. É importante também considerar que independentemente da meta traçada, o escritor precisa dar seu máximo empenho na entrega de um material completo, de conteúdo e visualização claros que transmitam o real valor do seu material.
Além disso, dentre as modalidades dos trabalhos acadêmicos existe uma gama de tipologias em relação aos propósitos específicos projetados para cada situação.
Sabe-se, desta forma, que o resumo concentrará a síntese das ideias extraídas de um material bibliográfico, enquanto a resenha é o documento que acrescenta uma visão reflexiva e interpretativa a essa composição. O pôster científico, instrumento de alta circulação em congressos acadêmicos, veicula uma análise crítica fundamentada em resultados de pesquisas autorais. O relatório condiz com uma ficha técnica de sistematização de conhecimentos obtidos a partir de projetos de investigação institucionais. O artigo, por sua vez, apresenta resultados obtidos a partir do estudo de um tema. Já a monografia, a dissertação e a tese são métodos avaliativos, que demonstram o desempenho exigido em cursos de graduação, mestrado e doutorado, respectivamente.
Dada essa contextualização teórica necessária ao entendimento da discussão, seguimos agora para as indicações de estratégias de estruturação de uma redação com princípios acadêmicos coerentes de escrita.
O primeiro passo importante é lembrar de sempre estabelecer um planejamento de suas ações. Para além das já conhecidas reflexões, recapitular as bases bibliográficas ou mesmo apresentar uma escrita inovadora e em busca de teorias inéditas, planejar os nossos objetivos auxiliam, sobretudo, na preparação necessária e relativa ao tema estudado, na estruturação de etapas do cronograma, na sistematização das ideias do projeto, na escolha da metodologia investigativa e na organização do material durante todo o processo da pesquisa.
A segunda recomendação diz respeito ao desenvolvimento das normas técnicas exigidas pelo veículo de circulação do texto na referente conferência, seguindo os requisitos da instituição de ensino. O foco, nesta etapa, precisa ser a criação textual a partir do rigor técnico exigido nas formatações acadêmicas, habilidade nem sempre agradável aos criadores criativos, reflexivos e filosóficos deste conteúdo, e que podem ser, facilmente, dominadas com prática e com a conciliação de mecanismos padronizados para esse processo.
A terceira sugestão se refere à adequação dos materiais acadêmicos para que haja clareza, visualização e organização, as quais são necessárias para uma melhor leitura da produção. Dessa forma, ao fazer uso dos mecanismos acadêmicos, e mantendo um equilíbrio textual, você não só estará respondendo às exigências dos dois manuais mais utilizados no Brasil, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a American Psychological Association (APA), mas, também, estará permitindo uma leitura com maior fluidez àqueles da mesma área. No caso da ABNT, duas fontes podem ser utilizadas nos documentos, Arial ou Times New Roman. Já em relação à APA, somente a Times New Roman é aceita.
Na quarta etapa deste rápido tutorial, apresentamos uma indicação que vem sendo proposta nos ambientes acadêmicos, mas que acaba sendo ignorada por muitos estudantes: a simplificação de ideias por meio de tabelas, quadros e figuras. Estes recursos são importantes ferramentas que auxiliam os alunos em momentos angustiantes da escrita, como a fase de organização de dados. Nesta situação, os alunos buscam por um esquema sintético e uma apresentação que segue um raciocínio a partir dos muitos materiais de pesquisas estudados, priorizando a clareza dos conceitos científicos e os dados coletados mais importantes.
Finalmente, mas não menos fundamental, obras consultadas durante as pesquisas sobre o tema consolidam seus argumentos e sua escrita. Reconhecer os pesquisadores da área em que você está inserido academicamente promove um dos recursos linguísticos mais ricos em termos de apropriação temática e literária – a intertextualidade. Trata-se, sobretudo, de um convite à continuidade da pesquisa, à investigação, à inovação, à originalidade, ao aprofundamento de ideias e à necessidade de especialização profissional em futuros projetos que, certamente, conversarão com o seu.
Com isso, ao seguir os passos aqui apresentados e se dedicar ao conhecimento de termos acadêmicos, é possível trabalhar no desenvolvimento da sua escrita e produzir textos que permitam que seja feita a transmissão do seu conhecimento para pessoas que buscam saber mais sobre e, além disso, você desenvolve uma prática textual brilhante que permitirá seu avanço na academia, caso seja desejável.
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